domingo, 27 de março de 2011

O autor

Antônio Luiz Ramos Cedraz nasceu na fazenda Pau Ferro, distrito de Tapiranda (Tanquinho) no município de Miguel Calmon (Ba), mas cresceu e formou-se professor em Jacobina, onde teve os primeiros contatos com as histórias em quadrinhos.
Foi em Jacobina que Luiz Cedraz ou Ludraz (como era conhecido), teve contato com os livros e as histórias em quadrinhos e resolveu ser um desenhista. Em Jacobina, Cedraz, teve uma infância sadia e feliz ao lado de diletos amigos entre eles Júman de Oliveira, Robério Cordeiro, Sérgio Fontes. formou-se professor e foi trabalhar no Banco Econômico. Mudou-se para Salvador com o objetivo de estudar e ver seus trabalhos publicados por jornais e revistas.
Ao longo desses anos, Cedraz criou vários personagens e teve seus trabalhos publicados nos principais jornais da capital baiana e de outros estados, e revistas lançadas por editoras de todo o país. Com seus desenhos e histórias, ganhou prêmios e menções honrosas em concursos e exposições no Brasil e exterior, entre eles o troféu como destaque no 2º Encontro Nacional de Histórias em Quadrinhos, realizado em Araxá (MG), em 1989; e seis troféus HQ Mix, o Oscar brasieliro das histórias em quadrinhos, além de o Prêmio Ângelo Agostini de “Mestre do Quadrinho Nacional”.
Desde garoto que Cedraz deseja prestar uma homenagem a Jacobina, contando a sua história em forma de histórias em quadrinhos. Portanto aí está o resultado. Boa leitura!

2 comentários:

  1. Taqui uma publicação que contribuirá com o resgate e valorização de aspectos da história e cultura em nosso país. Miguel Calmon (antiga Canabrava)nos primórdios era também terra dos Payayá - sehores de "toda" a extensão da Chapada Diamantina e, breve, quem sabe, "A Turma do Xaxado" largue uma deixa (tirinha)neste sentido. Vida longa ao Projeto Cidades da Bahia! Parabéns conterrâneo, Cedraz!

    Ademario Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. Achei muito legal a iniciativa. É muito bom ver pessoas que valorizam a origem.

    ResponderExcluir